1) 0 que é um texto?
“0 texto será entendido como uma unidade lingüística concreta (perceptível pela visão ou audição), que é tornada pelos usuários da língua (falante, escritor/ouvinte, leitor), em uma situação de interação comunicativa específica, como uma unidade de sentido e como preenchendo urna função comunicativa reconhecível e reconhecida, independentemente da sua extensão” (Koch)
2) Definindo INTERTEXTUALIDADE
Aurélio: Superposição de um texto a outro. Na elaboração de um texto literário, a absorção e transfomação de urna multiplicidade de outros textos.
Beaugrande e Dressler: A intertextualidade compreende as diversas maneiras pelas quais a produção e a recepção de dado texto depende do conhecimento de outros textos por parte dos interlocutores.
3) Atualidade do conceito
Existe uma consonância entre intertextualidade e modernidade. “Desde que se iniciaram os movimentos renovadores da arte ocidental na segunda metade do séc. 19, e especialmente com os movimentos mais radicais do séc.20, como o Futurismo (1909) e o Dadaísmo (1916), tem-se observado que a intertextualidade é um efeito sintomático de algo que ocorre com a arte de nosso tempo. Ou seja: a freqüência com que aparecem textos intertextuais testemunha que a arte contemporânea se compraz num exercicio de linguagem onde a linguagem se dobra sobre si mesma num jogo de espelhos” (Affonso Romano de Sant’Anna)
4) Sistematização do conceito INTERTEXTUALIDADE
Formalistas russos (ainda no plano literário):
Paródia - discordância de planos (Ex: tragédia/comédia)
EstiIização — concordância de planos/proximidade de vozes
Affonso Romano de Sant’Anna (transcende o plano literário):
Paródia - desvio máximo (Ex: charges)
Paráfrase - desvio mínimo (Ex: traduções)
Estilização - desvio tolerável (Ex: releitura musical)
Apropriação - “bricolagem” do texto alheio (Ex: arte conceitual)
André Valente (perspectiva metalingüística):
Intertextualidade interna - referência do autor a si próprio
Intertextualidade externa - encontra-se em obras de autores distintos
- Explícita (citação)
- Implícita (alusão)
Nenhum comentário:
Postar um comentário